Aiuruoca significa "Casa de Papagaio" Cidade no Sul de Minas Gerais...é uma região com paisagens exuberantes, cachoeiras, trilhas, montanhas e bosques de Araucárias. No inverno as temperaturas são extremamente baixas, conferindo ao local um charme especial. O nome Aiuruoca foi citado pela primeira vez em 1694, por Bento Pereira de Souza Coutinho, em carta que dirigiu ao governador geral, ocasião em que descreveu as cabeceiras do Rio Grande, na Serra do Juruoca, ao mencionar o itinerário dos bandeirantes. Aiuruoca teria sido efetivamente ocupada entre 1705 e 1706 por João de Siqueira Afonso, bandeirante de Taubaté. Um dos pioneiros que contribuiu para sua povoação foi o paulista Simão da Cunha Gago (1744), um dos cabos da Bandeira de Fernão Dias Paes Leme. É considerado também o fundador de Resende, outrora Vista Alegre. No lugar conhecido por Freguesia Velha, onde havia uma ponte de zinco ergueram-se as primeiras choupanas. Aiuruoca foi elevada a categoria de Vila por ato do Regente Feijó em 14 de agosto de 1834 quando também seu território foi desmembrado do município de Baependi e posteriormente sendo elevada a cidade por lei provincial de 20 de julho de 1868. Em 1888 Aiuruoca é elevada a categoria de cidade, por lei provincial 1510, em 20 de julho, pelo então Presidente de Minas Gerais, Dr. José da Costa Machado.

11 de jun de 2008

Aiuruoca

1 comentários:

Tália disse...

Aiuruoca é uma cidade silenciosa e pacata em meio a uma natureza exuberante e soberana. Conta com 3.000 habitantes na cidade e 5.000 na roça, deve estar no roteiro de qualquer brasileiro amante da natureza.

Apresenta as seguintes temperaturas médias:
Máxima: 30°C
Mínima: -3°C
Média: 20ºC

O céu é azul turquesa contrastando com o verde da vegetação que apresenta-se em múltiplos tons. A 380 km de São Paulo, tem cachoeiras quase virgens, como a dos Garcias e o Pocinho São Bernardo e um vale encantando, o Vale do Matutu, onde vive uma comunidade em meio às montanhas.
Aiuruoca, tem como pano de fundo a Serra do Papagaio (hoje protegida por leis estaduais e federais) está localizada dentro dos limites da APA da Mantiqueira, Reserva da Biodiversidade da UNESCO e Parque Estadual da Serra do Papagaio, é uma cidade privilegiada pela beleza natural que envolve inúmeras cachoeiras, picos, bosques, matas além da beleza cênica.